Invista em links patrocinados e aumente sua visibilidade

Algumas vezes confundido e outras vezes até vendido como o SEO (Search Engine Optimization) por alguns profissionais, o SEM (Search Engine Marketing)  ou MOB (Marketing de Otimização em Buscadores) tem suas características próprias e não pode ser confundido com a otimização de sites.

Cresce diariamente o número de pessoas que pesquisam produtos e serviços pela internet e a fonte para chegar até aquilo que é procurado são os mecanismos de busca, tais qual o Google, Yahoo, Bing.  Estes mecanismos utilizam critérios próprios para exibir os resultados de uma pesquisa e estes critérios estão baseados em uma série de fatores, palavras chaves, padrões de desenvolvimento, etc. O SEM/MOB é uma forma de garantir, por meio de investimento financeiro, que seu anúncio será exibido na primeira página como link patrocinado, já que a otimização de sites não pode garantir essa exibição em primeira página, uma vez que seus resultados são intangíveis devido a fatores que fogem ao controle do profissional que realizou a otimização do site.

O pagamento das campanhas feitas em marketing de buscadores funciona em um formato que difere do tradicional. O normal que a publicidade em sites seja feita com banners e os valores cobrados são medidos por visualizações, a este sistema chamamos de PPV (Pay Per View) e mensurado em CPM (Custo por Mil visualizações). No caso dos links patrocinados, a cobrança é realizada por clique, a este sistema chamamos de PPC (Pay Per Click). Não importando quantas pessoas irão visualizar o seu anuncio, mas sim quanto cliques o seu anúncio receberá.

O sistema de links patrocinados mais conhecido, mais utilizado e que oferece os melhores resultados é o AdWords do Google. Quando o marketing digital em mecanismos de busca é feito por meio de links patrocinados, a probabilidade de exibição é muito maior. Porém, este é um trabalho que também exige conhecimento e estudo para que as campanhas não sejam realizadas em vão. Sem acompanhamento profissional nas campanhas de links patrocinados o retorno pode não ser compatível com o investimento.

É necessário também definir o Custo por Clique, funcionando como um leilão, ou seja, quem pagar mais pelo clique poderá aparecer antes que os outros, porém isso não é fato determinante e não serve como regra, pois a relevância do conteúdo deverá contar muito também.

Quando o valor reservado para campanha acabar, poderá ser contratado mais ou a estratégia das campanhas poderá ser alterada, eis a necessidade de acompanhamento profissional, pois apenas o pagamento pode não bastar, é necessário saber escolher as palavras certas, determinar regiões que devem ser atingidas, mensurar resultados, analisar e melhorar as campanhas.