Você sabe o que é otimização de sites (SEO)?

Qualquer pessoa que desenvolva um site, seja ele para fins corporativos ou para algum projeto pessoal, espera que ele seja acessado e que o conteúdo seja visto pelo maior número de pessoas possível. Já comentamos aqui algumas vezes e se espalham exaustivamente pela internet informações que confirmam a importância dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing e outros) nas pesquisas feitas por usuários de internet quando buscam algum produto, serviço ou simplesmente informação.

Sendo que o Google é hoje o mecanismo de busca mais utilizado, representando mais de 90% das pesquisas realizadas, todos almejam que seu site apareça em sua primeira ou segunda página, mas isso não é uma tarefa fácil e depende de inúmeras variáveis.

Certamente o simples fato de ter o site publicado na internet não fará com que ele seja visto por outras pessoas ou  que apareça nos resultados de pesquisa apresentados pelo Google.

Como já comentamos em outra publicação (http://virtuell.com.br/2018/04/11/pensando-em-ter-uma-loja-virtual-aproveite-nossas-dicas/) aqui no nosso blog, ter uma loja virtual ou um site no ambiente web e não fazer um trabalho de divulgação assertivo é similar a ter uma loja no 10º andar de um edifício e não colocar nenhum tipo de identificação na fachada, dificilmente alguém subirá no 10º andar para procurar uma loja que atenda as suas necessidades, pois é muito mais fácil a pessoa encontrar o que precisa em lojas no calçadão, as quais estão mais visíveis, ou então em lojas mais relevantes em algum shopping center, por exemplo.

Portanto vemos que a divulgação é de extrema importância para que o site seja conhecido e acessado conforme esperado. E se há interesse em uma região geográfica mais extensa, saindo do perímetro regional chegando a outras cidades e até outros Estados talvez os meios de divulgação tradicionais não consigam fazer muita diferença, neste caso é aconselhável que o investimento seja em links patrocinados (veja texto sobre links patrocinados clicando aqui) ou na otimização do site (SEO).

Mas o que é SEO?

A sigla está em inglês e significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca e é um conjunto de técnicas baseadas no estudo dos algorítimos dos buscadores, os quais determinam o que terá mais ou menos relevância no momento da pesquisa. A aplicação das técnicas SEO tem como objetivo fazer com que as páginas do seu site sejam melhor indexadas pelos mecanismos de busca e,  consequentemente, apareçam entre os primeiros resultados orgânicos nas pesquisas. Entende-se por resultados orgânicos aqueles que não configuram como anúncios pagos, são exibidos como resultado do algoritmo de pesquisa do buscador. Veja a imagem abaixo para entender melhor:

Na otimização o profissional fará um estudo aprofundado em todas as páginas do site com a finalidade de adequá-lo as boas práticas sugeridas pelos buscadores e ditadas por seus algoritmos. Serão analisados aspectos internos relativos a estrutura do site e também aspectos externos ao site, os quais também tem grande influência para melhorar o posicionamento nos resultados.

Entre os aspectos internos estão: Os títulos das páginas, atributos em imagens, nome do domínio, conteúdo do site, URL (nome das páginas), entre outros.

Entre os aspectos externos estão: Quantidade e qualidade de links externos apontando para o seu site (especialmente a partir de redes e mídias sociais), texto do links (âncora), tempo de existência do domínio, etc.

A grande vantagem em realizar a otimização de um site está exatamente em conseguir um melhor posicionamento nas páginas de resultados nos buscadores e consequentemente ter mais condições de comercializar seus produtos ou serviços. Pois é fato que ao realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, uma pessoa dificilmente navega nas demais páginas de resultado, normalmente visualiza apenas a primeira e a segunda página e caso não encontre o que deseja refaz a pesquisa com outros termos, portanto estar entre os primeiros faz toda a diferença.

É importante lembrar que a otimização do site é um trabalho a ser realizado a médio/longo prazo, os resultados não são imediatamente posteriores as mudanças realizadas e dependem de uma sequência de fatores, entre estes fatores estão as ações realizadas por seus concorrentes.

O vídeo abaixo esclarece de uma maneira gráfica e didática como funciona o SEO (em inglês).

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